Sobre Parque Olímpico do Rio de Janeiro

Parque Olímpico

Parque Olímpico do Rio de Janeiro é um complexo esportivo e de lazer, construído para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016, localizado na Barra Olímpica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nele estão situadas as três Arenas Cariocas, o Centro Olímpico de Tênis, o Velódromo, a Farmasi Arena (originalmente Arena Olímpica) e o Parque Aquático Maria Lenk, além de dois hotéis da rede Marriott, prédios que abrigaram o Centro Internacional de Transmissão e o Centro Principal de Mídia e o Terminal Centro Olímpico. O Parque Olímpico também abrigou as estruturas temporárias do Estádio Aquático Olímpico e da Arena do Futuro.

Após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, áreas de lazer, jardins e o "Muro dos Campeões" foram construídos no grande espaço de circulação no centro do parque, conhecido como Via Olímpica. Esta área virou um parque público, aberto em janeiro de 2017, e abrigou as edições de 2017, 2019, 2022 e 2024 do festival Rock in Rio.

Futuramente, o lado leste do parque abrigará o Centro Olímpico de Treinamento, formado por algumas das arenas e também um alojamento e uma pista de atletismo, que ainda serão construídos. No lado oeste, serão erguidos prédios comerciais e residenciais, transformando a região do parque num mini-bairro.

História

A área onde hoje fica o Parque Olímpico foi ocupada pela primeira vez em 1966, quando foi inaugurado o Autódromo Nova Caledônia. No final da década de 1970, o autódromo foi reformado e expandido para receber a Fórmula 1, passando a se chamar Autódromo de Jacarepaguá. O novo autódromo, inaugurado em 1977, sediou seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 em janeiro de 1978, e acabaria sediando outros nove, entre 1981 e 1989. Além da Fórmula 1, o autódromo também foi palco de corridas de MotoGP, Fórmula Indy e Stock Car. Em 1988, o autódromo passou a se chamar Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Três décadas após a abertura do autódromo, foram feitas as primeiras grandes intervenções em seu terreno. Para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Prefeitura do Rio construiu 3 arenas dentro ou ao lado do circuito, dando origem à Cidade dos Esportes: a Arena Olímpica do Rio, o Parque Aquático Maria Lenk e o Velódromo da Barra. A pista original do autódromo sofreu apenas uma pequena alteração, com a remoção de uma curva para contornar a Arena Olímpica. Os trechos próximos às arenas, no entanto, deixaram de ser usados por questões de segurança, e foi criado um novo circuito, menor, utilizando trechos do traçado original mais distantes das construções.

A candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016 já previa a desativação definitiva do autódromo para a construção de novas arenas e a formação do Parque Olímpico.

Localização

O Parque Olímpico está localizado no Cabo Pombeba, uma formação geográfica triangular que avança sobre a Lagoa de Jacarepaguá, no bairro da Barra Olímpica, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao norte, o único lado não banhado pela lagoa, o parque é margeado pela Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Sua extremidade noroeste é cortada pelo Rio dos Passarinhos, que separa o Terminal Centro Olímpico do restante do parque. A oeste, ele faz divisa com a comunidade da Vila Autódromo, a leste, ele faz divisa com a Vila Residencial Aeronáutica da Barra da Tijuca, a única área do Cabo Pombeba alheia ao parque. A extremidade sul do parque fica a apenas 3.300 metros de distância do Oceano Atlântico.

Fonte: parqueolimpico.rio.br

  Sobre o EncontraJacarepaguá
Fale com EncontraJacarepaguá
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Jacarepaguá no Facebook siga o Encontra Jacarepaguá no Twitter


Termos EncontraJacarepaguá | Privacidade EncontraJacarepaguá